Por que os avós são VIPs?

Por que os avós são VIPs?

Benefícios surpreendentes para crianças, pais e avós

 

Avós, nunca duvidem que vocês são pessoas muito importantes - uns VIPs - na vida do seu neto.

A antropóloga Margaret Mead uma vez chegou a afirmar que as conexões entre as gerações são "essenciais para a saúde mental e estabilidade de uma nação".

Avós sempre foram importantes e hoje, eles são ainda mais importantes. Em famílias cada vez mais sem tempo, que vivem uma dupla jornada de trabalho e muitas vezes são monoparentais, um avô envolvido ajuda (e muito) a preencher um vazio para as crianças.

Uma amiga minha que é professora da quarta série pediu que seus alunos falassem sobre seus heróis e uma das meninas disse que sua avó era sua heroína. Quando a professora perguntou por que, ela explicou: "Porque ela é a única pessoa em todo o mundo que pode mandar nos meus pais!"

Lembro-me de ter visto uma camiseta disponível em tamanhos tanto infantil quanto adulto que dizia: "Quando as coisas ficam difíceis, eu vou para casa da vovó". Peça a muitos adultos – homens e mulheres – para se recordarem de boas memórias da infância, e na maioria das vezes, uma das memórias envolverá um avô. É uma relação muito especial para as pessoas, que pode dar-lhes força e conforto até na idade adulta.

O tipo especial de amor que você recebe de um avô é um amor que você não encontra em nenhum outro lugar. É um tipo muito importante de amor. Os pais têm que se preocupar com quem as crianças se tornarão no futuro; o papel deles é o de prover e disciplinar. Já os avós podem apenas apreciar as crianças pelo que elas são no momento. O amor de uma avó é muitas vezes mais livre, mais incondicional, e muito menos psicologicamente complexo do que o amor de um pai. São diferentes amores diferentes, porém ambos são necessários. Um estudo com crianças em idade escolar descobriu que se elas estivessem encarregadas de programar as férias em família, a sua primeira escolha seria ir para... a casa da vovó/vovô – "porque ela é divertida"!

Pais e avós não podem dar pouco valor à essas relações entre gerações. É preciso acreditar que elas são importantes para fazer com que construí-las seja uma prioridade para sua família.

Relações entre jovens e velhos, entre avós e netos, são importantes porque elas nos fazem sentir conectados. Fazem-nos sentir conectados, não apenas com os outros, mas com algo maior, com o fluxo da vida, com o passado e o futuro. E esta ligação traz benefícios tangíveis para todas as gerações.

 

Benefícios para as crianças

Os benefícios para as crianças de uma ligação estreita com os seus avós incluem:

  • As crianças têm um maior senso de quem são e de onde elas vêm. Elas têm raízes, uma história e um sentido de continuidade e perspectiva.
  • As crianças desenvolvem maior autoestima, melhores habilidades emocionais e sociais (incluindo a capacidade de suportar a pressão dos colegas), e podem até mesmo ter melhores notas na escola. As crianças precisam da influência de adultos em suas vidas (algumas pesquisas apontam para a necessidade do envolvimento de quatro a seis adultos cuidadores) para amadurecer.
  • As crianças se sentem especiais. Elas são "mimadas" um pouco. Acredite ou não, pesquisas mostram que isso é uma coisa boa. As crianças sabem que estar com seus avós é uma situação especial. Elas não esperam que o resto do mundo as trate da maneira como seus avós as tratam, por isso eles não estão as "estragando". Uma menina explicou desta forma: "Os avós são demais porque eles nem sempre te dizem o que você está fazendo errado. Eles apenas gostam do que você faz, de qualquer maneira que você faz." 
  • As crianças podem obter dos avós a atenção total que pais cansados e ocupados muitas vezes não podem dar. Uma menina de seis anos de idade, me disse: "Eu amo minha avó porque ela sempre fica feliz quando eu mostro para elas coisas que outras pessoas não perdem tempo olhando." Outra menina disse: "Toda vez que vou ao shopping com a mamãe, ela anda rápido e diz se apresse, se apresse. Mas quando eu vou com a vovó, ela sempre tem muito tempo e me deixa olhar tudo o que eu quero."
  • As crianças têm alguém com quem falar e confidenciar. Enquanto as crianças podem querer ser diferentes de seus pais, elas muitas vezes não se importam de ser como seus avós. Isto dá aos avós muito poder e capacidade de influenciar uma criança perturbada ou confusa. Uma menina me disse: "A vovó preenche a lacuna que mamãe e papai deixam." Um adolescente me disse que ela pode contar à sua avó coisas que ela "nunca, de forma alguma" contaria à sua mãe. "Minha avó me entende", ela disse.
  • Através da partilha de interesses, habilidades e passatempos dos avós, as crianças são introduzidas em novas atividades e ideias. Os avós podem ser professores muito pacientes e eficazes. Conhecimentos, habilidades e atitudes que as crianças captam dos avós tendem a ficar com eles através da vida muito mais do que as que elas captam de outras fontes.

 

Benefícios para os Avós

Os benefícios para os avós de uma ligação estreita com os seus netos incluem:

  • Os avós relatam sentir uma "alegre liberdade" em seu novo papel. Eles não sentem a pressão que sentiram como pais. Há um ditado que diz que uma mãe se torna verdadeiramente uma avó no dia em que ela deixa de perceber todas as coisas terríveis que seus filhos fazem, porque ela está demasiadamente encantada com todas as coisas maravilhosas que seus netos fazem. Como um avô, você recebe todos os benefícios e as alegrias da paternidade, porém, sem muitas das desvantagens.
  • Muitas pessoas veem a oportunidade de ser avós como uma "segunda chance". Talvez você não teve tanto tempo com seus próprios filhos como você gostaria, ou você cometeu alguns erros que você quer corrigir agora. Os netos são um recomeço.
  • Avós ativos e envolvidos relatam consistentemente muito menos depressão e maiores graus de satisfação com a vida. Eles tendem a ser mais felizes com sua vida atual e mais esperançosos com o futuro.
  • Avós e netos cumprem o papel de aluno e professor um para o outro, e nem sempre é a pessoa mais velha que tem algo a ensinar. Crianças gostam de se sentir necessárias, e elas podem ensinar seus avós muitas coisas – como a forma de se encontrar algumas coisas muito legais na internet! Netos também ajudam os avós a ver o mundo de outra forma, através dos olhos de uma criança.
  • Os avós têm uma oportunidade de deixar um legado poderoso, de fazer a diferença, de enviar uma mensagem para o futuro através de seus netos. Essa relação pode satisfazer nossa necessidade de imortalidade.

 

Benefícios para os Pais

Os benefícios para os pais quando a "grande geração" faz parte de suas vidas e das vidas de seus filhos também são claros.

Os pais de hoje muitas vezes estão estressados e sobrecarregados. Um avô amoroso e solidário pode ser alguém para se conversar – alguém que "esteve lá", mas que agora, com o benefício da retrospectiva, pode ajudar a colocar problemas em perspectiva. Também é reconfortante para os pais saber que existem outros adultos que amam seus filhos e estão zelando por eles (novamente, lembre-se das pesquisas que indicam que crianças precisam do cuidado de quatro a seis adultos envolvidos em suas vidas para se desenvolver plenamente emocional e socialmente). Avós tiram um pouco da pressão dos pais. Finalmente, há o apoio financeiro quando é necessário. Avós podem ser uma rede de segurança para a corda bamba que chamamos de família moderna.

Muitas pessoas dizem que o relacionamento com seus pais melhorou depois que as crianças entram em cena. Por exemplo, um pai excessivamente rigoroso de repente se torna um "bobão" como um avô. Os filhos adultos veem seus pais sob uma nova luz, e isso pode ajudar a curar relacionamentos.

Conclusão: a maioria dos pais querem que os avós estejam envolvidos em suas vidas – não de um modo crítico e intrometido, mas de uma forma amorosa e solidária.

 

Texto Original:

Compartilhar:

Por | 2018-02-03T17:15:34+00:00 julho 26, 2016|Avós, Família|

Um Comentário

  1. Concordamos com esta matéria, pois nossos netos nos traz alegria mas chegaram para nos ajudar a reparar alguns problemas que tinham ficado lá traz.

Deixar Um Comentário