Quer saber se alguém está a fim de você? Escute a voz dele(a).

Muitas pessoas já notaram como seus amigos mudam suas vozes quando eles estão conversando seu(sua) parceiro(a) e agora os cientistas comprovaram que homens e mulheres realmente alteram o tom de sua voz quando falam com uma pessoa com a qual estão romanticamente interessados.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que a mudança na tonalidade era particularmente aparente no telefone e que homens e mulheres tentavam igualar ou imitar a voz de seu parceiro ou pretendente. De acordo com o estudo, as mulheres usarão um tom de voz mais baixo, enquanto os homens empregarão um mais elevado.

O psicólogo que liderou o estudo – Professor Hughes – acredita que a mudança nas variações de voz das pessoas quando estão conversando com amigos versus amantes, também pode ser usada para detectar a infidelidade.

O estudo, publicado no Journal of Nonverbal Behavior, analisou como os indivíduos alteram ou modulam suas vozes, ao falar com parceiros românticos versus amigos do mesmo sexo durante breves conversas telefônicas.

Os pesquisadores da Albright College, na Pensilvânia, estudaram as vozes de 24 pessoas que estavam recém-apaixonadas e desfrutando do 'período de lua de mel'.

Os participantes foram convidados a telefonar para seus parceiros românticos, bem como para um amigo próximo do mesmo sexo e em ambos os casos iniciar uma conversa que perguntava especificamente "como você está?’ e ‘o que você está fazendo?'

Os pesquisadores então tocaram as gravações para 80 avaliadores independentes que julgaram as amostras por sua sensualidade, agradabilidade e grau de interesse romântico. Os avaliadores foram expostos a apenas um lado da conversa e, em alguns casos, por apenas 2 segundos. E eles foram capazes de identificar corretamente se a pessoa que estava ligando estava falando com um amigo ou um amante, levando os pesquisadores a acreditar que as pessoas alteram a sua voz para comunicar seu status de relacionamento.

"As amostras vocais direcionadas a parceiros românticos foram classificadas como mais agradáveis, mais sexy e refletindo maior interesse romântico do que aquelas dirigidas a amigos do mesmo sexo", disse a professora Susan Hughes.

Os pesquisadores também realizaram uma análise de espectrograma das amostras para examinar o tom de voz e descobriram que homens e mulheres imitam ou igualam o tom de voz de seus parceiros românticos. As mulheres usarão um tom mais baixo, enquanto os homens empregarão um mais elevado ao falar com seu parceiro romântico.

O estudo diz que esse efeito "representa um desejo por associação e intimidade" e é uma "maneira de comunicar afeto e conexão relacional – "Eu sou um com você"."

Curiosamente, os cientistas também descobriram que, quando os participantes foram proibidos de usar palavras, podendo se comunicar apenas através do uso de inflexão e entonação, os avaliadores podiam sentir o estresse e nervosismo nas vozes dos participantes que estavam falando com seus amantes. Segundo o Professor Hughes: "Havia vulnerabilidade associada com as vozes daqueles recém-apaixonados. Talvez as pessoas não queiram ser rejeitadas.”

Texto Original:

Compartilhar:

By | 2018-02-03T16:20:29+00:00 fevereiro 8th, 2017|Amor, Relacionamentos|