Blog

Os benefícios da atividade física para a saúde mental

Todo mundo sabe que fazer exercícios físicos regulares é bom para o corpo. Mas a atividade física é também uma das maneiras mais eficazes de melhorar a sua saúde mental, podendo ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, TDAH e muito mais. Ele também alivia o estresse, melhora a memória, ajuda a dormir melhor e melhora o humor no geral. E você não tem que ser um fanático por fitness para colher esses benefícios. Pesquisas indicam que quantidades modestas de exercício podem fazer a diferença. Não importa a sua idade ou nível de aptidão, você pode aprender a usar o exercício físico como uma ferramenta poderosa para se sentir melhor.

 

Quais são os benefícios que a atividade física pode trazer para a saúde mental?

Exercícios não tratam apenas de capacidade aeróbia e tamanho do músculo. É claro que eles podem melhorar a sua saúde e o seu físico, diminuindo a sua cintura, melhorando a sua vida sexual, e até mesmo adicionando alguns anos à sua vida. Mas isso não é o que motiva a maioria das pessoas a permanecerem ativas.

Pessoas que se exercitam regularmente tendem a fazê-lo porque isso lhes dá uma enorme sensação de bem-estar. Elas se sentem com mais energia ao longo do dia, dormem melhor à noite, têm memórias mais nítidas e se sentem mais relaxadas e positivas sobre si mesmas e suas vidas. Além disso, também é um remédio poderoso contra muitos problemas de saúde mental.

 

Exercícios físicos e depressão

Estudos comprovaram que o exercício físico pode tratar depressão leve a moderada de maneira tão eficaz quanto os remédios antidepressivos, mas sem os efeitos colaterais indesejáveis, é claro. Além de aliviar os sintomas de depressão, pesquisas também demonstram que a manutenção de um plano de exercícios pode evitar recaídas.

A atividade física é uma grande inimiga da depressão por várias razões. A mais importante é que ela promove diversos tipos de mudanças no cérebro, incluindo o crescimento neural, redução da inflamação e novos padrões de atividade cerebral que promovem sentimentos de calma e bem-estar. Ela também libera endorfinas, produtos químicos poderosos em seu cérebro que energizam seu espírito e fazem você se sentir bem. E por último, o exercício físico também pode servir como uma distração, permitindo que você encontre algum tempo de silêncio para quebrar o ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

 

Exercícios físicos e ansiedade

Exercícios físicos são um tratamento natural e eficaz contra a ansiedade: alivia a tensão e o estresse, estimula a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfinas. Qualquer coisa que faz com que você se mova pode ajudar, mas você vai ter um benefício ainda maior se você prestar atenção no que está fazendo, ao invés de “se desligar” durante a prática do exercício.

Tente notar a sensação de seus pés batendo no chão, por exemplo, ou o ritmo de sua respiração, ou a sensação do vento em sua pele. Ao adicionar este elemento de atenção plena – realmente se concentrar em seu corpo e como ele se sente enquanto você pratica o exercício – você não só vai melhorar sua condição física mais rapidamente, mas você também pode ser capaz de interromper o fluxo de preocupações constantes correndo através de sua cabeça.

 

Exercícios físicos e estresse

Você já notou como seu corpo se sente quando você está sob estresse? Seus músculos podem ficar tensos, especialmente em seu rosto, pescoço e ombros, deixando-o com dor nas costas ou pescoço, ou fortes dores de cabeça. Você pode sentir uma tensão no peito, fortes batimentos cardíacos ou cãibras musculares. Você também pode ter problemas como insônia, azia, dor de estômago, diarreia ou micção frequente. A preocupação e desconforto de todos esses sintomas físicos podem, por sua vez, levar a ainda mais estresse, criando um círculo vicioso entre sua mente e corpo.

Se exercitar é uma maneira eficaz de quebrar este ciclo. Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão no corpo. Uma vez que o corpo e a mente estão tão intimamente ligados, quando seu corpo se sente melhor assim, sua mente se sentirá bem também.

 

Exercícios físicos e TDAH

Se exercitar regularmente é uma das maneiras mais fáceis e eficazes para reduzir os sintomas de TDAH e melhorar a concentração, motivação, memória e humor. A atividade física aumenta imediatamente os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina do cérebro – neurotransmissores que afetam o foco e a atenção. Desta forma, o exercício funciona de forma muito semelhante as principais medicações para o TDAH como a Ritalina e o Adderall.

 

Exercícios físicos e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e trauma

Evidências sugerem que, ao se concentrar realmente no seu corpo e em como ele se sente ao se exercitar, você pode ajudar o seu sistema nervoso a se “soltar” e começar a sair do ciclo imobilizante de estresse que caracteriza o TEPT ou trauma. Em vez de pensar em outras coisas, preste bastante atenção nas sensações físicas em suas articulações e músculos, até mesmo em seu interior quando o seu corpo se move. Exercícios que envolvem movimentos cruzados e que envolvem ambos os braços e pernas – como andar (especialmente na areia), corrida, natação, musculação ou dança – são algumas das suas melhores escolhas.

Atividades ao ar livre como trilhas, vela, mountain bike, escalada, rafting e esqui (downhill e cross-country) também podem reduzir os sintomas de TEPT.

 

Outros benefícios mentais e emocionais do exercício

Memória e pensamento mais nítidos: As mesmas endorfinas que fazem você se sentir melhor também podem ajudá-lo a se concentrar e se sentir mais mentalmente afiado para realizar tarefas. Exercícios físicos também estimulam o crescimento de novas células cerebrais e ajudam a prevenir o declínio relacionado à idade.

Maior autoestima: Atividade física regular é um investimento em sua mente, corpo e alma. Quando se torna um hábito, ela pode melhorar o seu senso de autoestima e fazer você se sentir forte e poderoso. Você vai se sentir melhor sobre sua aparência e, por alcançar mesmo as pequenas metas, você vai ter um sentimento de realização.

Melhor sono: Mesmo exercícios curtos pela manhã ou pela tarde podem ajudar a regular seus padrões de sono. Se você preferir exercitar à noite, exercícios relaxantes como ioga ou alongamento suave podem ajudar a promover o sono.

Mais energia: Aumentar o seu ritmo cardíaco várias vezes por semana vai te deixar pronto para a ação. Comece com apenas alguns minutos de exercício por dia, e aumente o seu treino conforme você se sentir mais energizado.

Mais resiliência: Quando confrontado com desafios mentais ou emocionais na vida, o exercício físico pode te ajudar a lidar com eles de forma saudável, em vez de recorrer ao álcool, drogas ou outros comportamentos negativos que, em última análise, só irão agravar os seus sintomas. O exercício físico regular também pode ajudar a aumentar o seu sistema imunológico e reduzir o impacto do estresse.

 

Colher os benefícios do exercício para a saúde mental é mais fácil do que você pensa

Quer saber o quão ativo você precisa ser para obter um impulso na saúde mental? Provavelmente não é tanto quanto você pensa. Você não precisa dedicar horas do seu dia atarefado, treinar na academia, suar baldes, ou correr monótonos quilômetros após quilômetros. Você pode colher todos os benefícios de saúde física e mental do exercício com apenas 30 minutos de exercício moderado cinco vezes por semana. Duas sessões de 15 minutos ou até mesmo três sessões de 10 minutos de exercício também pode funcionar.

Se isso ainda parece intimidante, não se desespere. Mesmo alguns minutos de atividade física são melhores do que nenhum. Se você não tem tempo para 15 ou 30 minutos de exercício, ou se o seu corpo lhe diz para fazer uma pausa depois de 5 ou 10 minutos, por exemplo, está tudo bem, também. Comece com sessões de 5 ou 10 minutos e lentamente aumente seu tempo. Quanto mais você se exercita, mais energia você terá, então, eventualmente, você se sentirá pronto para um pouco mais. A chave é se comprometer a fazer alguma atividade física moderada na maioria dos dias. Como o exercício torna-se um hábito, você pode lentamente adicionar minutos extras ou tentar diferentes tipos de atividades. Se você se manter nisso, os benefícios do exercício físico logo começarão a aparecer.

Texto Original:

Compartilhar:

Deixe um Comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rir é o melhor remédio

Claro, é divertido dar uma boa risada. Mas você sabia que isso pode melhorar sua saúde? É verdade: o riso é um forte …

Por que é importante acreditar que as pessoas podem mudar?

Um estudo recente descobriu que adolescentes que acreditam que as pessoas podem mudar lidam melhor com os desafios de frequentar …

Ter um forte sentido de propósito na vida melhora sua cognição e saúde mental

Qual o significado da vida? Essa é uma pergunta difícil, mas sua saúde mental pode depender de respondê-la! Psicólogos …