O traço de personalidade que é inesperadamente sexy para homens e mulheres

Segundo um novo estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin (Hornsey et al., 2015), quando se trata de relacionamentos, ambos os sexos preferem um parceiro não conformista.

Embora a maioria das pessoas saiba que um homem rebelde é sexy, os resultados contrariaram a suposição comum de que os homens preferem mulheres que jogam de acordo com as regras: as mulheres que participaram do estudo imaginavam que o traço de personalidade de conformidade atrairia homens, mas erraram.

Segundo os autores do estudo, "as mulheres superestimaram o quão atraídos os homens ficariam por mulheres conformistas. As pessoas tendem a pensar que homens preferem mulheres conformistas, mas esta impressão é discrepante da realidade”.

Para o estudo, os pesquisadores pediram que 115 pessoas classificassem a atratividade de uma série de perfis. Eles foram convidados a julgar o quão atraente os perfis eram para eles e o quanto eles achavam que seriam atraentes para outra pessoa.

Tanto homens como mulheres preferiam alguém que "era dono de si mesmo" ao invés de alguém que apenas "seguia" o ritmo dos outros. Mas, não só isso! Os pesquisadores também descobriram que quanto mais as pessoas julgavam que seus ex-namorados eram não-conformistas, mais elas se sentiam atraídas por eles.

O fato das mulheres terem achado que os homens prefeririam a conformidade pode ser um resquício de épocas mais sexistas, nos dias em que as mulheres deveriam ser agradáveis, oprimidas e moderadas. A tendência à conformidade também teria se adaptado a este estereótipo.

Mas, felizmente, esses dias se foram!

 

Traço de personalidade sexy

Os pesquisadores não se limitaram a usar questionários de caneta e papel. Em outro estudo, eles reuniram 111 pessoas em pequenos grupos.

Quando as pessoas classificaram quão atrativos os outros membros do grupo eram, o resultado também foi que os participantes demonstraram preferências por indivíduos de sexo oposto não conformistas, um padrão que era particularmente evidente quando os homens avaliaram mulheres.

Sendo assim, os autores do estudo concluíram que “quanto mais não-conformista era a amostra, maior era o sucesso dos encontros e que a percepção de não-conformidade em um ex-parceiro era associada com mais sentimentos de amor e atração por esse parceiro".

Texto Original:

Compartilhar:

By | 2018-02-03T16:16:33+00:00 abril 17th, 2017|Curiosidades, Relacionamentos|