Blog

Ter um forte sentido de propósito na vida melhora sua cognição e saúde mental

Qual o significado da vida? Essa é uma pergunta difícil, mas sua saúde mental pode depender de respondê-la!

Psicólogos encontraram repetidamente em suas pesquisas que pessoas com um forte senso de propósito na vida tendem a obter melhores resultados em várias medidas diferentes de saúde mental, bem-estar e até mesmo no funcionamento cognitivo.

Mais recentemente, uma equipe de pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos estudou 3.489 adultos com idades entre 32 e 84. Eles descobriram que os adultos que relataram um maior senso de propósito na vida também obtiveram maior pontuação em testes de memória e funcionamento cognitivo.

Embora o motivo dessa relação entre objetivos na vida e a cognição não seja claro, os autores citam a importância de promover um "envelhecimento programado e cognição saudável".

No entanto, um funcionamento cognitivo superior está longe de ser a única vantagem possível ligada ao propósito de vida. Um estudo publicado realizado com 2.157 militares veteranos sugeriu que um sentido mais forte de finalidade na vida pode promover resiliência.

Outro estudo, desta vez com 6.840 professores em Guangzhou, China, apresentou resultados semelhantes, sugerindo um vínculo entre propósito de vida e resiliência ao estresse. No estudo, os professores com mais senso de propósito na vida relataram ter uma saúde melhor. É importante frisar que a relação entre o propósito na vida e a saúde foi parcialmente mediada pelo controle do estresse: os professores com maior senso de propósito eram melhores no gerenciamento do estresse, o que os levou a reportar níveis mais elevados de saúde.

Mesmo nos estágios iniciais da idade adulta, parece que o propósito na vida já é importante. Pesquisas realizadas com 669 adolescentes e jovens adultos descobriram que aqueles com maior nível de finalidade na vida tinham uma autoimagem mais positiva, e tinham menores taxas de envolvimento com delinquência, além de maior bem-estar geral.

Em conjunto, esses estudos afirmam algo que a nossa intuição já diz: ter uma sensação de significado na vida tem efeitos de longo alcance sobre nossas vidas e nossa saúde.

Falar é fácil, é claro, mas como se constrói um sentido de propósito na vida? Embora essa seja em grande parte uma jornada pessoal, a ciência possui algumas ideias. Algumas delas são:

  • Voluntariado: em adultos jovens, o voluntariado está associado mais frequentemente a trazer um maior propósito para a vida. No entanto, as motivações que o indivíduo tem para realizar o trabalho de voluntário contam: pessoas que se voluntariam porque obtém prazer em ajudar os outros ou que se sentem obrigadas a ajudar os outros tendem a obter mais significado da experiência.
  • Sonhar acordado: os psicólogos distinguem diferentes tipos de sonhar acordado, sendo o devaneio positivo e construtivo uma forma de sonhar acordado que envolve criatividade, desejos, etc. Essa forma positiva de sonhar acordado parece estar associada ao crescimento pessoal, incluindo um maior propósito na vida.
  • Ter um sentimento de pertencimento: Em geral, ter fortes laços com sua comunidade e um sentimento de conexão social ajuda a tornar a vida mais significativa. Mas ter uma sensação de pertencimento é especialmente correlacionada com a busca de sentido na vida, que, aparentemente, é bem mais significativa do que ter um senso de apoio social ou de valor social.
  • Pensar sobre o passado ou futuro: viver no presente é bom, mas é melhor não exagerar. Pensar sobre o passado e futuro, especialmente em termos específicos, leva a uma maior sensação de significado na vida.
  • Refletir sobre o propósito da vida: às vezes, as soluções mais simples são as melhores. Se você quer ter um maior propósito em sua vida, talvez você precise refletir sobre o que lhe dá mais propósito em sua vida! Estudantes universitários que discutem seu propósito, valores e objetivos na vida relatam se sentir mais direcionados e satisfeitos com a vida.

Uma coisa que você pode notar, observando a lista acima é que, enquanto o voluntariado é uma atividade concreta, muitas das coisas associadas à finalidade da vida têm mais a ver com a contemplação – em particular, sonhar acordado, pensar sobre o passado e o futuro e refletir sobre o propósito da vida. Pode ser, então, que ter significado na vida tem menos a ver com o que você faz e mais a ver com a forma como você faz isso. Podemos encontrar significado através de qualquer número de atividades e situações, mas temos que fazer algum trabalho mental para encontrar o ajuste certo e fazer com que as coisas façam sentido.

Texto Original:

Compartilhar:

Deixe um Comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rir é o melhor remédio

Claro, é divertido dar uma boa risada. Mas você sabia que isso pode melhorar sua saúde? É verdade: o riso é um forte …

Por que é importante acreditar que as pessoas podem mudar?

Um estudo recente descobriu que adolescentes que acreditam que as pessoas podem mudar lidam melhor com os desafios de frequentar …

Ter um forte sentido de propósito na vida melhora sua cognição e saúde mental

Qual o significado da vida? Essa é uma pergunta difícil, mas sua saúde mental pode depender de respondê-la! Psicólogos …