Blog

Rir é o melhor remédio

Claro, é divertido dar uma boa risada. Mas você sabia que isso pode melhorar sua saúde? É verdade: o riso é um forte remédio. Ele atrai as pessoas de forma a desencadear mudanças físicas e emocionais saudáveis no corpo. Rir fortalece seu sistema imunológico, melhora o humor, diminui a dor e protege-o contra os efeitos nocivos do estresse. Como crianças, costumávamos rir centenas de vezes por dia, mas, como adultos, a vida tende a ser mais séria e as risadas menos frequentes. Ao buscar mais oportunidades para o humor e a risada, você pode melhorar a sua saúde emocional, fortalecer seus relacionamentos, encontrar mais felicidade e até adicionar alguns anos a sua vida. O melhor de tudo, este medicamento inestimável é divertido, gratuito e fácil de usar.

 

Rir faz bem para sua saúde

  • Relaxa todo o corpo: Uma risada boa e saudável alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados até 45 minutos depois.
  • Fortalece o sistema imunológico: O riso diminui os hormônios do estresse e aumenta as células imunes e os anticorpos contra a infecção, melhorando, assim, a sua resistência a doenças.
  • Desencadeia a liberação de endorfinas: As endorfinas promovem uma sensação geral de bem-estar e podem até aliviar temporariamente a dor.
  • Protege o coração: O riso melhora a função dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a protegê-lo contra um ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.
  • Queima calorias: OK, não é substituto da academia, mas um estudo descobriu que rir por 10 a 15 minutos por dia pode queimar cerca de 40 calorias – o que poderia ser suficiente para perder 1,5kg ao longo de um ano.
  • Alivia a carga pesada da raiva: Nada difunde a raiva e o conflito mais rápido do que um riso compartilhado. Olhar para o lado engraçado das coisas pode ajudar a colocar os problemas em perspectiva e permitir que você lide com confrontos sem se debruçar em amarguras ou ressentimentos.
  • Pode mesmo ajudá-lo a viver mais tempo: Um estudo na Noruega descobriu que pessoas com um forte senso de humor vivem mais do que aqueles que não riem tanto. A diferença foi particularmente notável naqueles que lutavam contra o câncer.

 

O riso o ajuda a se manter mentalmente saudável

  • Interrompe emoções angustiantes: Você não pode se sentir ansioso, irritado ou triste quando está rindo.
  • Te ajuda a relaxar e recarregar: O riso reduz o estresse e aumenta a energia, permitindo que você fique focado e consiga realizar mais coisas.
  • Muda a perspectiva, permitindo que você veja as situações numa luz mais realista e menos ameaçadora: Uma perspectiva humorística cria distância psicológica, que pode ajudá-lo a evitar se sentir sobrecarregado e a evitar conflitos.
  • Aproxima as pessoas: o que pode ter um efeito profundo em todos os aspectos da sua saúde mental e emocional.

 

Como rir juntos pode fortalecer relacionamentos

O riso compartilhado é uma das ferramentas mais eficazes para manter os relacionamentos frescos e emocionantes. Todo o compartilhamento emocional constrói vínculos de relacionamento fortes e duradouros, mas compartilhar risos também acrescenta alegria, vitalidade e resiliência. Além disso, o humor é uma maneira poderosa e eficaz de curar ressentimentos, desentendimentos e feridas. O riso une as pessoas em tempos difíceis.

O humor e a comunicação leve e divertida fortalecem nossos relacionamentos, desencadeando sentimentos positivos e promovendo conexão emocional. Quando nós rimos uns com os outros, um vínculo positivo é criado. Esta ligação atua como um forte amortecedor contra o estresse, desentendimentos e decepções. Usar humor e risadas nos relacionamentos permite que você:

  • Seja mais espontâneo: O humor traz leveza e permite que você esqueça os de seus problemas por um tempo.
  • Saia da defensiva: O riso ajuda você a esquecer pelo menos por um tempo os ressentimentos, julgamentos, críticas e dúvidas.
  • Inibições em baixa: O riso te ajuda a se expor mais e a parar de se conter.
  • Expresse seus verdadeiros sentimentos: As emoções podem subir à superfície.

 

Use o humor para resolver desentendimentos e tensões em seus relacionamentos

O riso é uma ferramenta especialmente poderosa para gerenciar conflitos e reduzir a tensão quando as emoções estão em alta. Seja com parceiros românticos, amigos e familiares, ou colegas de trabalho, você pode aprender a usar o humor para suavizar os desentendimentos, diminuir o nível de estresse de todos e se comunicar de uma maneira que alimenta seus relacionamentos em vez de destruí-los.

O conflito é uma parte inevitável de todos os relacionamentos. Pode ser uma grande discórdia entre vocês dois ou simplesmente pequenos agravantes que se acumulam ao longo do tempo. De qualquer forma, a maneira como você gerencia o conflito pode ser determinante do quão bem sucedido seu relacionamento será.

Quando um conflito gera um problema em seu relacionamento, o humor e a brincadeira podem ajudar a aliviar as coisas e restaurar a sensação de conexão. Usado respeitosamente, um pouco de humor e alegria pode rapidamente transformar o conflito e a tensão em uma oportunidade de diversão e intimidade. Isso permite que você demonstre o seu ponto de vista sem levantar as defesas da outra pessoa ou machucar seus sentimentos.

O humor não é uma cura milagrosa para os conflitos, mas pode ser uma ferramenta importante para ajudá-lo a superar os pontos difíceis que afligem cada relacionamento de tempos em tempos. Humor livre de sarcasmo – sem o objetivo de machucar ou ridicularizar – neutraliza o conflito ajudando você a interromper a luta por poder, aliviando instantaneamente a tensão e permitindo que você se reconecte e recupere a perspectiva.

Algumas pequenas dicas para permitir que o humor seja usado de forma leve e construtiva são:

  • Dica 1 – Certifique-se de que vocês dois estão incluídos na piada: Como qualquer ferramenta, o humor pode ser usado de forma negativa e positiva. Fazer comentários sarcásticos e observações pejorativas e depois criticar a outra pessoa por não levar a piada numa boa criará ainda mais problemas e, em última instância, prejudicará o relacionamento. O humor só ajuda a superar o conflito quando ambas as partes participam da piada e deve ser igualmente divertido para todos os envolvidos. É importante ser sensível com a outra pessoa. Quando a brincadeira é unilateral em vez de mútua, mina a confiança e a boa vontade e pode danificar a relação.
  • Dica 2 – Não use humor para encobrir outras emoções: O humor ajuda você a permanecer resiliente diante dos desafios da vida. Mas há momentos em que o humor não é saudável. E isso acontece quando é usado como uma defesa para evitar emoções dolorosas. O riso pode ser um disfarce para sentimentos de dor, medo, raiva e decepção que você não quer sentir ou não sabe como expressar. Você pode fazer piada com a situação, mas encobrir a verdade não é engraçado. Quando você usa humor e brincadeira como uma forma de encobrir outras emoções, você cria confusão e desconfiança em seus relacionamentos.
  • Dica 3 – Entre em contato com o seu lado brincalhão: Você costuma brincar ou se soltar? Talvez você não pense que é engraçado. Ou talvez você seja inseguro de como os outros vão te ver e o que vão achar de você. Ter medo de ser rejeitado ou ridicularizado ao tentar ser engraçado é um medo compreensível, mas é importante ressaltar que você não precisa ser um comediante para usar o humor como uma forma de gerenciar conflitos. O objetivo aqui não é o de impressionar ou divertir a outra pessoa, mas simplesmente o de aliviar os humores e diminuir a tensão. Portanto, não tenha medo de ser bobo como uma criança, pois isso pode diminuir as defesas da outra pessoa, colocando-os em um estado de espírito mais positivo que é propício para amenizar as diferenças.

Agora que você já sabe todas as dicas e todos os ganhos que uma boa risada pode trazer para a sua vida, que tal levantar e procurar alguém para dar umas boas risadas, porque rir é definitivamente o melhor remédio!

Texto Original:

Compartilhar:

Deixe um Comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rir é o melhor remédio

Claro, é divertido dar uma boa risada. Mas você sabia que isso pode melhorar sua saúde? É verdade: o riso é um forte …

Por que é importante acreditar que as pessoas podem mudar?

Um estudo recente descobriu que adolescentes que acreditam que as pessoas podem mudar lidam melhor com os desafios de frequentar …

Ter um forte sentido de propósito na vida melhora sua cognição e saúde mental

Qual o significado da vida? Essa é uma pergunta difícil, mas sua saúde mental pode depender de respondê-la! Psicólogos …