O que a falta de contato visual diz sobre você

O que a falta de contato visual diz sobre você

Você está falando com alguém e ele continua a olhar por cima do seu ombro. Ele claramente não está ouvindo você. Na verdade, você suspeita que ele esteja examinando a sala para ver se há alguém mais interessante do que você para conversar.

Como isso faz você se sentir? Não muito bem, eu suspeito.

Você já pensou seriamente sobre o que os seus olhos fazem durante uma conversa? Você pode dizer honestamente que você sempre mantém um bom contato visual quando está falando com alguém (mesmo quando está entediado)? Ou você é culpado da “síndrome do olho errante"?

Aqui estão apenas algumas das percepções que as pessoas podem ter de você se sentem que seus olhos estão vagando por aí:

  • Você está nervoso

  • Você não sabe do que está falando

  • Você não está interessado na conversa

  • Você não gosta dela

  • Você não tem autoconfiança

Assim como a pessoa que forma percepções negativas de você, a falta de contato visual pode ter um impacto nela também. Seus olhos errantes podem fazer a pessoa com quem você conversa se sentir estranha, insegura e, talvez, até sem valor. Tudo isso, simplesmente por causa dos seus olhos.

Nossos olhos são a parte mais expressiva do nosso rosto e você deve usá-los o máximo possível. Eles também têm o poder de transmitir emoções como sinceridade, preocupação, proximidade.

Imagine conversar com alguém usando óculos escuros. É muito difícil "ler" seus verdadeiros sentimentos já que você não consegue "ver" o que ela está pensando.

Obter o equilíbrio certo também é importante. Você não quer ficar encarando as pessoas também! Você deve procurar encontrar a quantidade certa de contato visual – o suficiente para enviar a mensagem que você gosta e está interessado na pessoa com quem está conversando. Idealmente, você utiliza mais o seu olhar quando você está ouvindo e um pouco menos quando está falando.

Então, o que você deve fazer se perceber que seus olhos vagando e você não está conseguindo manter o contato visual? Aqui estão 3 ações simples que te ajudarão:

 

  1. Concentre-se no momento presente

Preste atenção em como você está se sentindo fisicamente. Traga-se de volta ao momento presente, contando o número de vezes em que a pessoa pisca ou estude a cor dos olhos dela. Isso irá ajudá-lo a reconcentrar a sua atenção.

 

  1. Faça com que a pessoa pense que ela é a pessoa mais importante na sala

Esta é uma técnica simples que não só irá fazer você se sentir bem, mas também fará com que a outra pessoa se sinta bem. Se você perceber que está distraído ou que seus olhos vagando, diga para si mesmo que a pessoa com a qual você está falando é realmente "especial". Mantenha contato visual por alguns segundos, mesmo depois de terminar sua conversa. Isso realmente mostrará que você está prestando atenção.

 

  1. Use conscientemente os seus olhos como forma de demonstrar calor em sua emoção

Um olhar tenso pode enviar uma mensagem errada. Seu objetivo é projetar acolhimento através de seus olhos. Da próxima vez que você estiver conversando, se seus olhos estiverem tensos, tente relaxá-los visualizando algo que você faz você se sentir bem. Isso deve literalmente demorar um segundo, mas vai fazer uma grande diferença na emoção que você está transmitindo através de seus olhos.

São raras as pessoas que são naturalmente boas em usar contato visual. A maioria tem que trabalhar duro para conseguir isso. Mas vale a pena, já que, uma vez que você consiga se especializar nisso, você verá uma enorme diferença na maneira como as pessoas respondem a você.

Lembre-se de que um bom contato visual é capaz de passar a mensagem que você está atento, que você se importa e que você está no controle.

Texto Original:

Compartilhar:

Por | 2018-08-17T19:34:33+00:00 novembro 1, 2017|Confiança|

Deixar Um Comentário