Como o “Flow” pode te ajudar a alcançar suas metas?

O que exatamente é “flow”? Imagine por um momento que você está apostando uma corrida. Sua atenção está focada nos movimentos do seu corpo, no poder dos seus músculos, na força dos seus pulmões e na sensação da rua sob seus pés. Você está vivendo no momento, completamente absorvido na sua atividade atual. O tempo fluir. Você está cansado, mas mal percebe.

De acordo com o psicólogo positivista Mihály Csíkszentmihályi, o que você está experimentando nesse momento é conhecido como flow (fluxo, em português), um estado de imersão completa em uma atividade.

Ele descreve o estado mental de flow como “sendo completamente envolvido em uma atividade por sua própria causa. O ego desaparece. O tempo voa. Toda ação, movimento e pensamento seguem inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo seu ser é envolvido, e você está usando suas habilidades ao máximo.”

As experiências de fluxo podem ocorrer de diferentes maneiras para diferentes pessoas. Alguns podem experimentar flow enquanto se envolvem em um esporte como esqui, tênis, futebol, dança ou corrida. Outros podem ter tal experiência enquanto se envolvem em uma atividade como pintura, desenho ou escrita.

 

Como se sente ao vivenciar o Flow?

De acordo com Csíkszentmihályi, existem dez fatores que acompanham a experiência de flow. Enquanto muitos desses fatores podem estar presentes, não é necessário experimentar todos eles para que o fluxo ocorra:

  1. Metas claras que, mesmo que desafiadoras, ainda assim são alcançáveis.

  2. Concentração e atenção focadas.

  3. A atividade é intrinsicamente gratificante.

  4. Sentimentos de serenidade.

  5. Atemporalidade; sentido distorcido de tempo; se sentir tão focado no presente que você perde a noção de que o tempo passou.

  6. Feedback imediato.

  7. Saber que a tarefa é possível de ser realizada; um equilíbrio entre o nível de habilidade e o desafio apresentado.

  8. Sentimento de controle sobre a situação e o resultado.

  9. Falta de consciência das necessidades físicas (fome, sede, vontade de ir ao banheiro).

  10. Foco completo na atividade em questão.

 

Como alcançar o flow

Então, o que você pode fazer para aumentar suas chances de alcançar o flow? Em seu livro, Csíkszentmihályi explica que é provável que o fluxo ocorra quando um indivíduo enfrenta uma tarefa que possui metas claras e que exigem respostas específicas. Um jogo de xadrez é um bom exemplo de quando um estado de fluxo pode ocorrer. Durante a duração de uma partida, o jogador tem metas e respostas muito específicas, permitindo que a atenção seja focada inteiramente no jogo.

“O fluxo também acontece quando as habilidades de uma pessoa estão totalmente envolvidas na superação de um desafio que é quase gerenciável, por isso atua como um ímã para aprender novas habilidades e desafios crescentes”, explica Csíkszentmihályi. “Se os desafios são muito baixos, a pessoa consegue voltar ao fluxo dificultando-os. Se os desafios são muito grandes, pode-se retornar ao estado do fluxo aprendendo novas habilidades”.

 

Aplicações e Exemplos de Fluxo

Embora as experiências de fluxo possam acontecer como parte da vida cotidiana, também existem importantes aplicações práticas em diversas áreas, incluindo educação, esportes e o no trabalho.

Educação: Csíkszentmihályi sugeriu que a superação de uma habilidade ou conceito pode ajudar as pessoas a experimentar o fluxo. Outro conceito importante em sua teoria é a ideia de se estender um pouco além do nível de habilidade atual. Este ligeiro alongamento das habilidades atuais de uma pessoa pode ajudar a experiência individual de flow acontecer.

Esportes: assim como em ambientes educacionais, envolver-se em uma atividade atlética desafiadora que é realizável, mas apresenta um pequeno alongamento das habilidades é uma boa maneira de alcançar o fluxo. Às vezes, descrito como estar “na zona”, alcançar esse estado de fluxo permite que um atleta experimente uma perda de autoconsciência e uma sensação de completo domínio de sua performance.

Trabalho: o fluxo também pode ocorrer quando os trabalhadores estão envolvidos em tarefas onde eles podem se concentrar inteiramente no projeto em questão. Por exemplo, um escritor pode experimentar isso enquanto trabalha em uma novela ou um designer gráfico pode alcançar o fluxo ao trabalhar em uma ilustração de um site.

 

Os Benefícios do Flow

Além de tornar as atividades mais agradáveis, o fluxo também tem uma série de outras vantagens.

O fluxo pode levar a um melhor desempenho. Os pesquisadores descobriram que o fluxo pode melhorar o desempenho em uma ampla variedade de áreas, incluindo ensino, aprendizagem, atletismo e criatividade artística.

O fluxo também pode levar a um maior aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Como o ato de alcançar o fluxo indica um domínio substancial de uma determinada habilidade, o indivíduo deve buscar continuamente novos desafios e informações para manter esse estado.

Ou seja, o flow nos ajuda a nos manter motivados, criativos e em crescimento contínuo através de atividades que nos deixam auto realizados e que nos trazem propósito de vida.

Texto Original:

Compartilhar:

By | 2018-02-03T16:09:54+00:00 janeiro 8th, 2018|Curiosidades, Produtividade|