Quem Somos

Um pouco sobre nós

Somos uma dupla de terapeutas que trabalha junto a mais de 10 anos. Nos conhecemos desde o início da faculdade e desde então percebemos que nosso amor pela Psicologia assim como nosso interesse em compreender profundamente as dinâmicas de relacionamento humanas nos impulsionavam a estar sempre juntos, trocando conhecimentos, discutindo teorias e desafiando um ao outro a estudar cada vez mais na tentativa de compreender mais a complexidade que é o ser humano.

Munidos dessa nossa inquietude resolvemos criar o Insight Psicoterapias com o intuito de oficializar nossa parceria profissional e criar um espaço de trocas com outras pessoas, no qual poderemos não apenas divulgar o nosso trabalho clínico, como também poderemos escrever um pouco sobre este mundo da psicologia que tanto nos encanta!

Nossa linha de atendimento: A Gestalt-Terapia

Frente a um contexto no qual as pessoas estão cada vez mais em um estado de preocupação latente, voltados ora para passado (nos arrependimentos e nostalgia das situações passadas) ora para o futuro (nas expectativas e sonhos distantes), e cada vez menos situadas no presente, encontramos na Gestalt-Terapia um guia para o nosso trabalho clínico e uma visão mais completa do ser humano e desse resgate de um olhar sobre si e da situação presente, no aqui-e-agora.

A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológica-existencial humanista, o que quer dizer que esta acredita no potencial humano e em sua capacidade de auto regulação e auto realização, de fazer suas próprias escolhas a partir daquilo que é importante para ele, em função de sua singularidade e em relação a sua situação no presente. Assim, o trabalho em Gestalt-Terapia utiliza como método abordagens compreensivas no lugar de abordagens explicativas ou interpretativas e tem como meta instrumentalizar os indivíduos nessa busca por equilíbrio, crescimento e amadurecimento, e mais importante, na busca pela autenticidade.

Mariano de A. Fonseca – CRP 05/38055

nanoprofile1

Sou Psicólogo formado pela Puc-Rio (2009), Gestat-Terapeuta formado pelo Centro de Gestalt Terapia Sandra Salomão (2012) e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2013).

Minhas principais áreas de interesse são: A forma como as tecnologias digitais/virtuais estão afetando e redesenhando nossas relações interpessoais, área esta na qual fiz minha dissertação de mestrado e publiquei um livro; e a dinâmica dos relacionamentos amorosos. Dentre as influências que orientam e norteiam a minha prática na tentativa de tentar entender aquele a minha frente, destaco a Gestalt-Terapia, a psicanálise, a filosofia e a sociologia.

Acredito que cada um possui dentro de si as ferramentas necessárias para o crescimento e que a parte mais importante do meu trabalho é justamente ajudar as pessoas a escutarem a si mesmas, entenderem e serem responsáveis quanto as suas escolhas.

Juliana G. Taketani – CRP 05/38056

juprofile1

Sou Psicóloga formada pela Puc-Rio (2009), Gestat-Terapeuta formada pelo Centro de Gestalt Terapia Sandra Salomão (2012) e Terapeuta de Casal e Família formada pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ - IPUB (2013).

Ao longo dos anos venho desenvolvendo meu trabalho clínico juntando as minhas grandes influências: a Gestalt-Terapia, a Terapia Sistêmica e a Psicanálise, que me permitem ter uma visão ampla sobre cada pessoa que vem ao meu consultório e ao mesmo tempo me instrumentalizam durante meus atendimentos. Além disso, venho pesquisando sobre o fenômeno das autolesões e outras formas de comportamentos autodestrutivos.

Minha abordagem terapêutica baseia-se numa forte crença no potencial de crescimento humano e na capacidade deste de ser resiliente, ou seja, de se reescrever e superar suas dificuldades.

7 Segredos comprovados pela ciência para se ter um Casamento Feliz

A escritora do New York Times Tara Parker-Pope reuniu em seu livro “For Better” sete pontos para um casamento feliz que …

Aprendendo o olhar do amor

Embora possa não ser bruxaria, a fórmula para o "amor à primeira vista" continua a ser um mistério. No entanto, se você …

Como o cigarro afeta a sua saúde mental?

Todo mundo está familiarizado com os efeitos físicos devastadores do tabagismo. No entanto, quase ninguém pensa sobre …