O que é a psicoterapia?

O que é a psicoterapia? 2018-04-04T18:16:59+00:00

Psicoterapia significa a cura da mente (do grego psykhē – mente, e therapeuein – curar). É um trabalho em conjunto entre terapeuta e cliente com o objetivo de alcançar uma maior compreensão sobre as habilidades, dificuldades, motivações e preocupações do indivíduo, obtendo, assim, maior autoconhecimento e sensação de bem-estar pessoal. Também é uma importante ferramenta no tratamento de transtornos psicológicos e de personalidade (ex.: depressão, transtornos alimentares, pânico, etc.), no manejo de conflitos pessoais e interpessoais e uma excelente forma de apoio em situações de crise ao decorrer da vida (ex.: luto, divórcio, adolescência, etc.).

 Na psicoterapia abordamos diversos aspectos da vida de um indivíduo com o objetivo de que este integre melhor os aspectos de sua vida social, profissional, amorosa, familiar e mais importante, sua vida interior. Acreditamos que é extremamente importante que uma pessoa tenha uma maior consciência de como seus sentimentos e sensações afetam sua vida e a forma como ela se relaciona, para ai sim ela encontrar um maior equilíbrio na sua vida pessoal e profissional.

Sendo assim, a psicoterapia oferece um momento de pausa para olhar para si mesmo e de compreensão de si mesmo. Nela podemos trabalhar questões que podem estar “atravancando” nossa vida e nos atrapalhando de atingir nosso verdadeiro potencial, e também podemos nos atualizar e entender quais são as coisas em nós que fazem sentido mudar, quais não fazem e fazer tais escolhas com maior consciência. Em outras palavras, na terapia é possível perceber nossas reais necessidades e nos responsabilizarmos por nossas escolhas.

Para isso é importante procurar um profissional que tenha uma escuta treinada e que conheça métodos e técnicas para acompanhar esta jornada que nem sempre será fácil, mas que é definitivamente compensatória.

Compartilhar: