O que esperar de uma primeira sessão de terapia?

O que esperar de uma primeira sessão de terapia? 2018-04-04T18:15:25+00:00

A primeira sessão de terapia sempre é um momento tenso, principalmente para os marinheiros de primeira viagem que nunca sentaram no sofá de um psicólogo. Falar com uma pessoa que você nunca viu na vida sobre questões íntimas nunca vai ser algo fácil.

 Esta é a parte ruim. Agora vamos falar sobre a parte boa!

Primeiro: se você chegou ao consultório de um psicólogo saiba que a parte mais difícil você já fez! Você já admitiu e aceitou que precisa de ajuda e já começou a caminhar em direção a melhora.

Segundo: saiba que o seu psicólogo também já passou por essa situação e sabe o quanto ela é difícil, já que todo terapeuta precisa fazer terapia durante a sua formação e ao longo da vida.

Terceiro: além de contar com a empatia do seu terapeuta, você também conta com um ambiente seguro e acolhedor, mas acima de tudo, profissional. Tudo que você falar ali é protegido por sigilo.

Quarto: você não precisa apressar o barco! Respeite até onde você consegue ir e saiba que seu terapeuta foi treinado para acompanhar e respeitar o seu ritmo (principalmente neste início de tratamento, no qual vocês ainda estão se conhecendo). Se no início você tiver muita dificuldade de expor todas as suas questões não será um problema!

Sendo assim, as primeiras sessões servem para terapeuta e paciente se conhecerem. Normalmente o terapeuta fará perguntas para ter uma visão geral dos motivos que o levaram a buscar uma terapia e também fará perguntas para construir uma idéia geral sobre a sua vida, por exemplo, com quem você mora, de onde você vem, o que você faz profissionalmente e socialmente, histórico de saúde física e mental, entre outras informações. Além disso, é comum que o terapeuta converse sobre regras da terapia (como pagamento, faltas, etc.).

Compartilhar: