Por que as pessoas buscam a terapia?

Por que as pessoas buscam a terapia? 2018-04-04T18:16:02+00:00

Muitas pessoas imaginam que a terapia é um lugar reservado para pessoas com problemas psicológicos graves ou em crise profunda e é verdade que estas pessoas encontram na terapia grandes benefício. Mas por que será que pessoas “normais” procuram ajuda de psicólogos?

 Existem diversas respostas para esta pergunta, mas muitas vezes o que leva alguém a buscar ajuda psicológica é um sofrimento psíquico leve, porém insistente. Pode ser um sentimento de inadequação, baixa auto estima, vontade de emagrecer, incapacidade de manter relacionamentos amorosos, etc. Mas o que as queixas quase sempre tem em comum é que elas apontam para um jeito de funcionar na vida que está trazendo mal estar e sofrimento.

Mas por que isso é tão comum?

Na maioria das vezes formamos nossa maneira de ser e estar no mundo quando ainda somos muito pequenos e carregamos este aprendizado pelo resto das nossas vidas. Mas a vida que vivemos quando somos pequenos é muito diferente da vida que vivemos (e viveremos) dessa fase para frente. Então percebemos que aquele nosso jeito de ser não está mais funcionando tão bem quanto antes e talvez esteja trazendo até um mal-estar psicológico. O problema é que nem sempre conseguimos mudar por conta própria, ou até mesmo aceitar que precisamos mudar.

É neste momento que a terapia se faz necessária como um espaço de atualização e transformação no qual o paciente passa a ter uma maior consciência sobre seu modo de funcionar e as consequências que isso traz para sua vida. Sendo assim, é possível trabalhar tais questões e buscar novos jeitos de interação com o mundo.

Compartilhar: