Terapia de Casal

tercas01

A Terapia de Casal é vivenciada por ambos os membros do casal e é essencial a presença dos dois em todas as sessões. Geralmente trabalha-se com sessões quinzenais de 1 hora de duração. Outra característica é que o atendimento é muitas vezes realizado em co-terapia, ou seja, dois terapeutas vão atender o casal.

O foco nesta modalidade de tratamento são as dificuldades que o casal está vivenciando na relação conjugal, mas tão importante quanto trabalhar o que não está funcionando é trabalhar os pontos fortes do casal também, já que provavelmente é este o lado que está motivando o casal a permanecer juntos e a lutar pela relação.

Sendo assim, o objetivo da Terapia de Casal é ajudar os dois a terem uma maior consciência dos processos da relação que estão servindo como combustão para os conflitos e, dessa forma, compreender as parcelas de responsabilidade de cada um na criação ou manutenção dos conflitos. Tendo uma consciência sobre o próprio funcionamento, o casal pode determinar quais mudanças precisa e/ou deseja fazer.

Para que isso tudo aconteça a Terapia de Casal precisa passar por diversos momentos que incluem momentos de mediação de conflito, outros de psicoterapia individual (pois muitos entraves encontrados na vida conjugal tem a ver com problemas individuais que acabam se estendendo para a relação – aquela famosa bagagem pessoal que cada um leva para o relacionamento!), e também alguns momentos educacionais, nos quais o terapeuta vai ensinar algumas técnicas para o casal que podem ajudá-los no dia a dia.

A Terapia de Casal costuma ser um lugar onde o casal vai decidir se fica junto ou se vai se separar. O divórcio ou separação pode se fazer necessário naqueles casos em que os danos à relação são irreparáveis e irreversíveis, mas acreditamos e ajudamos os nossos pacientes a acreditarem que problemas podem ser resolvidos e relações podem ser salvas se as pessoas envolvidas estiverem dedicadas a ideia de lutar pela relação. Mas para isso acreditamos que além de ajudar o casal a lidar com seus problemas, é importante ajudá-los a reviver o amor e afeto que eles tem um pelo outro. Fortalecidos e alimentados pelos sentimentos positivos que tem um pelo outro, é possível enfrentar as áreas espinhosas da relação.

107

7 Segredos comprovados pela ciência para se ter um Casamento Feliz

A escritora do New York Times Tara Parker-Pope reuniu em seu livro “For Better” sete pontos para um casamento feliz que …

Aprendendo o olhar do amor

Embora possa não ser bruxaria, a fórmula para o "amor à primeira vista" continua a ser um mistério. No entanto, se você …

Como o cigarro afeta a sua saúde mental?

Todo mundo está familiarizado com os efeitos físicos devastadores do tabagismo. No entanto, quase ninguém pensa sobre …