Terapia de Grupo

tergrup01

A Terapia de grupo é uma modalidade de atendimento não muito difundida, mas muito eficaz. É realizada com grupos de no mínimo três pessoas e as sessões tem duração de 1 hora e meia. Muitas vezes é realizada em co-terapia, ou seja, o atendimento é feito com a parceria de dois terapeutas.

É comum que as pessoas tenham preconceito com a ideia de fazer terapia em grupo, pois sempre existe um medo de se expor em meio a desconhecidos, medo de julgamento, entre outros. Mas, na verdade, o que acontece é o contrário. Todas as pessoas que estão no grupo tem uma dor e uma história para contar e todos os participantes estão ali dispostos a ouvir e dar apoio aos outros. E caso isso não aconteça, é papel do terapeuta controlar a situação e garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros do grupo.

Além disso, outro fator positivo da Terapia de Grupo é que é possível aprender muitas coisas com as vivências de outras pessoas: pode-se compartilhar problemas, trocar ideias e experiências e aprender novas formas de lidar com seus conflitos. O terapeuta tem o papel de um mediador que através de uma escuta treinada, compartilha suas percepções, faz questionamentos e dá a palavra (de modo que todos possam falar).

Os grupos podem ou não ter uma questão em comum (como obesidade, ansiedade, luto, etc.), mas em ambas as hipóteses sempre existe a possibilidade de uma troca entre os membros e a oportunidade de reavaliar seus problemas e sua forma de lidar com eles. Além disso, ao se abrir e trocar experiências com outras pessoas, elas acabam ficando mais próximas e envolvidas umas com as outras.

E por último, um fator que torna a Terapia de Grupo muito mais atraente é o menor custo financeiro, tornando essa modalidade muito mais acessível aqueles que não podem arcar com os valores de uma Terapia Individual.

O efeito do estresse nas mulheres

O estresse deixa a sua marca no rosto feminino, foi o que descobriu um novo estudo que demonstrou que os homens julgam as …

O poder do placebo: bêbado de expectativas

No segundo episódio da série de TV Freaks e Geeks – Judd Apatow (1999) – o irmão mais novo, Sam Weir, entra em pânico, …

Como a (des)organização do ambiente pode afetar suas decisões e comportamento

Aqui está um brinde para o bagunceiro do escritório, que tem tanto lixo em sua mesa que não consegue nem encontrar seu …