Novo estudo revela o traço de personalidade que é atrativo para ambos os sexos.

Um novo estudo descobriu que quando o assunto é relacionamentos, ambos os sexos preferem um parceiro não conformista.

Apesar de todas as pessoas saberem que um homem rebelde é sexy, os resultados subverteram a crença popular de que homens preferem mulheres que jogam de acordo com as regras.

As mulheres na pesquisa imaginaram que o traço de personalidade conformista iria atrair os homens, mas não foi o caso.

O autor da pesquisa escreveu:

As mulheres superestimaram o quão atraídos os homens ficariam por mulheres conformistas. As pessoas tendem a pensar que os homens preferem mulheres conformistas, mas essa impressão está longe de ser a realidade.

Para o estudo os pesquisadores pediram que 115 pessoas avaliassem uma série de perfis quanto ao quesito atratividade. Foi pedido a elas que julgassem o quão atrativo esses perfis eram para elas e o quão atrativos seriam para outas pessoas.

Ambos homens e mulheres preferiram alguém que “tem a própria personalidade” ao invés de ser um “maria vai com as outras”. Não apenas isso, os pesquisadores também descobriram que…

…as pessoas que se sentiam mais atraídas por seus ex-namorados eram aquelas que os julgavam como não conformistas.

O fato de que mulheres achavam que homens iriam preferir mulheres conformistas pode ser um resquício de tempos mais sexistas, nos quais era esperado que as mulheres fossem mais submissas, sem muita opinião e modestas. Nesse caso, a tendência à conformidade teria se encaixado no estereótipo. Felizmente esse tempo ficou para trás.

Traço de personalidade sexy

Os pesquisadores não se limitaram apenas aos questionários em papel. Em outro estudo eles fizeram com que 111 pessoas se conhecessem em pequenos grupos.

Quando as pessoas avaliaram o quão atrativo os demais membros do grupo eram, o que emergiu foi que:

…os participantes nas interações de pequenos grupos demonstraram ostensivamente uma preferência por indivíduos do sexo oposto que fossem não conformistas, um padrão que foi particularmente evidente quando homens avaliavam mulheres.

Os autores do estudo concluíram:

Quanto mais não conformista a amostra de sujeitos fosse, maior era o sucesso dos encontros, e a percepção de não conformidade num(a) ex-namorado(a) estava associada com um maior sentimento de amor e atração em relação àquele parceiro.

Os resultados foram publicados no Personality and Social Psychology Bulletin (Hornsey et al., 2015)